terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

COMO ESTUDAR?

Reserve um cantinho só para você.

Uma certa rotina de trabalho é fundamental. O tempo é curto e é fácil sucumbir ao comodismo de sempre adiar o começo da tarefa. Evite atrasos e procure trabalhar sempre no mesmo lugar. Isso facilita a concentração e cria hábitos produtivos. Se você tem um quarto só para si, esse é o melhor local; trabalhe antes que os outros acordem, pela manhã, ou depois que forem dormir. Reserve ao menos meia hora por dia.

Toda vez que você se acomoda no seu "cantinho", fica mais fácil trabalhar intelectualmente.

Todos nós temos nossos pequenos rituais. Descubra quais são os seus. O conforto é importante: uma poltrona agradável para ler, uma cadeira na altura certa para escrever. Algumas pessoas sentem necessidade de um fundo musical, outras, ao contrário, exigem absoluto silêncio. Tudo isso é, portanto, muito relativo. Experimente para descobrir o que é melhor para você em matéria de conforto e concentração.

Ler e anotar

A maioria dos estudantes, na verdade não sabe tomar notas de leitura corretamente.

Um dos erros mais comuns consiste em simplesmente nada anotar, de modo que grande parte da leitura é esquecida. Outro erro é fazer exatamente o contrário: anotações excessivas, a ponto de quase transcrever o livro todo. É necessário encontrar o correto ponto de equilíbrio entre as duas posições extremas. Isso depende de vários fatores, entre os quais a natureza do texto em questão. alguns exigem um bloco substancial de anotações, outros podem ser resumidos em uma página.

Para melhorar sua capacidade de anotação, obedeça às seguintes regras: Não tome notas antes de passar os olhos por boa parte do livro. Leia um ou mais capítulos na íntegra limitando-se a marcar levemente com um lápis as passagens que lhe parecem mais importantes. Isto é tudo para uma primeira leitura. Sua mente trabalhará inconscientemente sobre o texto, enquanto você executa uma outra tarefa qualquer. Na leitura seguinte é que você vai começar a tomar notas, lendo antes as passagens assinaladas. Fazendo isso, você estará em condições de perceber os pontos mais importantes. Quando estiver fazendo anotações, registre o significado do texto, reproduzindo precisamente as palavras do autor. Em suas anotações, um exemplo é suficiente. Se você achar necessário fazer a citação exata, escolha apenas uma frase que sintetise o essencial - e não esqueça de distingui-la com aspas.

Quando tiver terminado sua leitura você provavelmente terá uma grande quantidade de anotações. Releia essas notas, sublinhando, com um lápis ou caneta de outra cor, os pontos fundamentais.

Adote uma atitude séria.

Quanto mais ricas e organizadas forem suas anotações, mais fácil será o seu manuseio. Cd's,fotografias, são muito úteis nesse sentido. Uma técnica que ajuda bastante a aumentar a capacidade de aprendizado consiste em dissertar ou discutir sobre o assunto, sempre que possível. Conte a seus amigos sobre o que está estudando; adote até mesmo a atitude de quem deve dar uma aula sobre o tema. Isso ajudará você a esclarecer suas idéias e ordená-las de forma lógica. Se não encontrar alguém para ouvi-lo, disserte para você mesmo.

Resumo

1. Estabeleça hábitos regulares de estudo: é melhor um pouco todos os dias, do que explosões de entusiasmo seguidas de longos intervalos em branco.
2. Seja realista, dedicando-se a um assunto de cada vez; não queira abraçar o mundo.
3. Mantenha acesa sua motivação.
4. Seja o mais metódico possível no registro de informações.
Se conseguir respeitar esses princípios durante algum tempo, você logo notará uma melhora em sua capacidade de aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário