sábado, 11 de junho de 2011

Exercício de revisão do capítulo 2: ATerra: forma e movimentos do 6ºano (Millenium)

1. Explique o Movimento de Rotação da Terra.
2. Como está o eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita?
3. Qual a duração do movimento de rotação da Terra?
4. Qual a diferença em ter dia sideral e dia astronômico?
5. Explique por que existem os fusos horários.
6. Faça um gráfico colocando os graus de longitude correspondentes aos24 fusos horários. Acima do gráfico coloque os pontos cardeais nos locais correspondentes ao Leste e ao oeste e marque o sinal de + no hemisfério que a hora vai aumentando e o sinal de – no hemisfério no qual as horas vão diminuindo.
7. Explique o que o movimento aparente do Sol.
8. Explique por que cada fuso tem 15°
9. O que significa Sol a pino?
10. O que determina o sistema de horas: a latitude ou a longitude? Justifique.
11. Defina Linha Internacional de Data.
12. Explique por que no mapa de fuso horário as linhas verticais correspondentes aos fusos fazem curvas, isto é não coincidem com os diversos meridianos correspondentes.
13. Explique o que acontece quando uma determinada pessoa chegar ao meridiano de 180° de longitude:
a) vinda do leste:
b) vinda do oeste:
14. Quantos fusos horários tem o Brasil?
15. O que é a hora oficial de Brasília e quantas horas está a menos em relação à hora de Londres?
16. Cite o grau de longitude do fuso horário:
a) Da hora oficial de Brasília:
b) Da hora de Londres:
17. Resolva os exercícios sobre fuso horário:
a) Quando em Londres são 12 horas, qual a hora em:
• São Paulo?
• Detroit (90° W)?
• Cairo (30° E)?
* Não se esqueça de fazer o gráfico (é mais fácil para evitar erros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário