PLANO DE AULA
INTRODUÇÃO
Tendo em vista a necessidade de utilizar novas metodologias e dentre elas os recursos tecnológicos disponíveis em minha escola, preparei esta aula para o 9º ano, que se desenvolverá tanto no laboratório de informática como em sala de aula.
CONTEÚDO
“MIGRAÇÕES - EUROPA: UM CONTINENTE EM MOVIMENTO”
OBJETIVO GERAL
Levar o educando a compreender as transformações ocorridas no espaço geográfico com os processos da globalização e da Revolução Técnico Científico.
COMPETÊNCIA
HABILIDADE
Localizar, observar, analisar, interpretar, pesquisar, comparar, desenhar, refletir, e criticar e comentar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Espera-se que os educandos sejam capazes de:
• Compreender o processo de deslocamento (imigração e emigração) ocorrido do século XVI até os dias atuais e suas consequências para a organização socioeconômica do continente europeu.
METODOLOGIA
• Divulgação dos objetivos do conteúdo.
• Análise cartográfica.
• Leitura e interpretação de hipertexto.
• Explicação de conceitos geográficos relacionados a geografia da população.
• Uso dos links:
• http://letras.terra.com.br/garotos-podres/744632/traducao.html
• Análise de imagens, letra de música e sua tradução.
• Exercício.
AVALIAÇÃO ATITUDINAL
Posicionar-se de forma crítica e consciente diante de preconceitos e racismo.
Aula para 9º ano: “MIGRAÇÕES - EUROPA: UM CONTINENTE EM MOVIMENTO”
Com o desenvolvimento das Grandes Navegações no fim do século XV, a Europa começou o processo de colonização de outros continentes. Milhares de europeus saíram de suas terras em busca de novas oportunidades. As perseguições religiosas e as crises econômicas que assolaram o continente nos séculos seguintes também foram responsáveis pela saída de um grande contingente de pessoas, que partiam para outros lugares do mundo.
Um imigrante italiano escreveu a um Ministro de Estado de seu país, justificando as razões para a emigração:
“Que coisa entendeis por uma nação, Senhor Ministro?
É a massa de infelizes?
Plantamos e ceifamos o trigo, mas nunca provamos o pão branco.
Cultivamos a videira, mas não bebemos o vinho.
Cultivamos a videira, mas não bebemos o vinho.
Criamos animais, mas nunca comemos a carne.
Apesar disso, vós nos aconselhais a não abandonarmos a nossa pátria.
Mas é uma pátria a terra em que não se consegue viver do próprio trabalho?”
Após a Segunda Guerra Mundial, as populações e os governos europeus buscavam se erguer. Muitas pessoas tinham sido mortas e a economia estava arrasada. Países europeus atraíram para a reconstrução povos de ex-colônias africanas e asiáticas. Foram fundamentais para a reconstrução da Europa Na década de 1970, havia estímulo à entrada de imigrantes, mas muitos países europeus enfrentavam uma crise econômica e o desemprego cresceu. A partir daí os imigrantes não eram mais bem vistos e passaram a serem acusados pela tomada de vagas de trabalho. E movimentos contra a entrada e a permanência de trabalhadores, de origem africana e asiática, começaram a aumentar. Essa situação foi denominada de xenofobia, surgindo partidos neonazistas, nacionalistas de direita e de movimentos juvenis, como os skinheads. Analise a letra desta música e escute-a: http://letras.terra.com.br/garotos-podres/744632/traducao.html
Nesse contexto, muitos imigrantes e descendentes vêm sendo perseguidos, hostilizados, agredidos e até mortos, por pessoas que praticam um intenso movimento de xenofobia.
Quando se reflete sobre a questão e se pensa em termo de Brasil, encontramos alguns episódios semelhantes.
Mas, em se tratando de questões relacionadas a preconceito e racismo sempre é bom analisar a questão de vários ângulos.
Nesse contexto, muitos imigrantes e descendentes vêm sendo perseguidos, hostilizados, agredidos e até mortos, por pessoas que praticam um intenso movimento de xenofobia.
Quando se reflete sobre a questão e se pensa em termo de Brasil, encontramos alguns episódios semelhantes.
Mas, em se tratando de questões relacionadas a preconceito e racismo sempre é bom analisar a questão de vários ângulos.
PARA PRATICAR (do livro Geografia - Sociedade e Cotidiano de Dadá, Bigotto e Vitiello)
• O processo migratório europeu e o racismo.
Leia o texto abaixo com atenção.
O entrevistador pergunta ao francês típico (que leva a baqueta em uma das mãos e puxa o cachorro com a outra): “Então, a presença de negros e árabes não incomoda muito o senhor?...” O francês responde: “Enquanto eles marcarem os gols...”
Elabore um comentário que envolva os questionamentos enumerados e poste no blog..
1. De acordo com o texto é possível afirmar que existe racismo na Europa? Justifique.
2. Com base no que você aprendeu e no texto, que motivos podem ser associados ao racismo nos países europeus?
3. É possível detectar esse tipo de comportamento no Brasil?
ATIVIDADE PARA APRIMORAR
1. Se posicione criticamente em relação à xenofobia na Europa lembrando que europeus já procuraram outros continentes para buscar melhores condições de vida, não esquecendo que após a 2ª Guerra eles necessitaram de imigrantes para reconstruírem seus países. Faça também alusão aos skinheads e o que você acha dessa situação na Europa e no Brasil. Não se esqueça de mencionar a postura do europeu em relação a jogadores estrangeiros.
2. Faça um desenho ou charge referente à situação.
3. Elaborar um depoimento dizendo o que acharam da aula e como avaliam o que aprenderam.
E abaixo estão fotos dos alunos no laboratório de informática:
RELATÓRIO:
A aula foi aplicada na data de 05 de setembro de 2011 com meus alunos da Escola Municipal Ana Clementina da Conceição, do município de Jaçanã (RN), do 9º ano “A”, do período matutino, no laboratório de informática da escola. O tempo transcorrido foi de duas aulas de 45' com intervalo entre elas. Pedi a digitadora (Ilda) da escola que ligasse os computadores, para evitar perda de tempo. Infelizmente a quantidade de computadores era inferior à quantidade de alunos e ficaram dois em cada terminal.
A aula se iniciou com a leitura do hipertexto e consequente navegação e os alunos realizaram as atividades sugeridas.
Os alunos se mostraram interessados e apresentaram algumas dificuldades no manuseio com os computadores ( dificuldades essas aumentadas pelos defeitos que as máquinas apresentaram) assim como não disponibilizavam de caixinhas de som e os alunos precisaram ficarem dividindo os fones de ouvidos.
Alguns alunos não leram completamente todas as matérias que apareciam nos links e tiveram dificuldade em saber elaborar o comentário solicitado (dificuldade pela falta de hábito em comentar algo lido) e só alunos de dois terminais conseguiram fazer a postagem no blog, embora todos tenham escrito e no momento de enviarem algo fizeram que deletaram os escritos e não havia mais tempo para escreverem novos comentários.
A metodologia foi usada, os objetivos foram atingidos, a competência foi adquirida com as habilidades que foram desenvolvidas e apresentada a avaliação atitudinal.
A metodologia foi usada, os objetivos foram atingidos, a competência foi adquirida com as habilidades que foram desenvolvidas e apresentada a avaliação atitudinal.
Foram momentos bons, com situações de aprendizagem para todos nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário