quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Objetivo:Realizar atividade 2.5 do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Reflexão sobre: “Quem sou eu como professor e aprendiz?”


             Ao ser perguntada se sou uma professora que desperta a curiosidade do aluno eu diria que depende da clientela e se ela tem a cultura para o estudo. Já faz algum tempo que me preocupo em levar o meu aluno a aprender a aprender, pois tenho certeza que parte do fracasso escolar advém desse quesito. Tenho mudado minha prática ao longo dos anos, quando situações e por que não dizer quando um aluno me leva a buscar formas diferentes de ensinar.
            Nas escolas que leciono, o fracasso escolar é um tema muito discutido e a angústia pela solução do problema de falta de aprendizagem é uma constante. E muitas vezes buscamos caminhos que possam sanar essa dificuldade, embora o sucesso seja tão difícil de ser atingido.
            Fazendo uma retrospectiva ao longo dos últimos tempos tenho procurado usar de instrumentos que possam dinamizar as minhas aulas. Lembro quando desejava usar os conteúdos da TV-Escola, mas existia a dificuldade em gravar os documentários. Depois foi a vez de usar o retro projetor (mas não dispúnhamos de um computador – às vezes preparava as transparências com letra cursiva). E finalmente começou a cobrança para o uso do computador: mas se não dominávamos a o básico da informática, como fazer uso? E a cada exigência e quando as condições se apresentavam favoráveis ia avançando, aprendendo. Mas sempre questionava o fato de não existir quem pudesse nos capacitar para o uso dessas tecnologias na situação ensino-aprendizagem. E sem ter muito bem noção de como usar os recursos da internet, mas ávida por mecanismos que pudessem me ajudar a melhorar as aulas, assim que tive acesso à internet, criei um blog para usá-lo com os meus alunos. E finalmente agora me vejo fazendo esse curso voltado para as TICs que vem de encontro as minhas necessidades e anseios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário