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ECIT
CUITÉ – PROJETO DE
VIDA
Aluno(a):___________________________________________________
Texto:
"Família e
Escola"
“Comparados a outros seres, somos um animal frágil: possuímos
reduzida força física, não temos muita velocidade de deslocamento, nossa pele é
pouco resistente ao clima e agressões, não nadamos bem e não voamos, não
resistimos mais do que alguns dias sem água e alimento, nossa infância é muito
demorada e temos de ser cuidados por longo tempo. Ora, vivemos em um planeta
que oferece condições de vida muito especializadas; um animal como nós não
teria chance nas regiões polares, nas desérticas, nas florestas equatoriais,
nas de inverno inclemente, nos oceanos, etc. [...] O que vai nos diferenciar,
de fato, é que só o animal humano é capaz de ação transformadora consciente, ou
seja, é capaz de agir intencionalmente (e não apenas instintivamente ou por
reflexo condicionado) em busca de uma mudança no ambiente que o favoreça. Essa
ação transformadora consciente é exclusiva do ser humano e a chamamos trabalho
ou práxis; é consequência de um agir intencional que tem por finalidade a
alteração da realidade de modo a moldá-la às nossas carências e inventar o
ambiente humano. [...] Se o trabalho é o instrumento, qual é o nome do efeito
de sua realização? Nós o denominamos Cultura (conjunto dos resultados da ação
do humano sobre o mundo por intermédio do trabalho).
[...]
[...] Em suma, o Homem não nasce humano e, sim, torna-se humano na
vida social e histórica, no interior da Cultura.
[...]
[...] Um dos produtos ideais da cultura são os valores, por nós
criados para o existir humano, pois, quando os inventamos, estruturamos uma
hierarquia para as coisas e acontecimentos, de modo a estabelecer uma ordem na
qual tudo se localize e encontre seu lugar apropriado. [...] O principal canal
de conservação e inovação dos valores e conhecimentos são as instituições
sociais como a família e a Igreja, o mercado profissional, a mídia, a escola
etc.[...] ao contrário dos outros seres vivos, nós os humanos, dependemos
profundamente de processos educativos para nossa sobrevivência (não carregamos
em nosso equipamento genético instruções suficientes para a produção da
existência) e, desse prisma, a Educação é instrumento balisar para nós. No
entanto, a Educação pode ser compreendida em duas categorias centrais: educação
vivencial e espontânea, o “vivendo e aprendendo” (dado que estar vivo é uma
contínua situação de ensino/aprendizado), e educação intencional ou
propositada, deliberada e organizada em locais predeterminados e com
instrumentos específicos (representada pela Escola e, cada vez mais, pela
mídia). ”
1. Conforme
o texto apresentado, a espécie humana enfrenta muitas dificuldades de adaptação
e sobrevivência, mas se serve de sua inteligência para criar maneiras de
compensar suas fraquezas.
Considerando
sua leitura e reflexão, responda às perguntas que seguem abaixo:
a) Já
nascemos seres sociais? Por quê?
b)
Segundo o texto, somos seres frágeis. Por que ele afirma isso?
c) O
que nos diferencia dos outros seres vivos?
d)
Segundo o texto, qual a importância da educação para o ser humano? Argumente se
você está de acordo ou não com o que aborda o texto?
k
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