domingo, 5 de fevereiro de 2012

1ª Série - CEM - Capítulo 1: Por que estudar Geografia?

Exercício


 Dê alguns exemplos da importância da Geografia para a política externa (relações internacionais), para os negócios, para a guerra e para a política interna ou doméstica (planejamento regional ou urbano, uso da terra, etc.)

Para praticar

O diplomata representa seu país em outras partes do mundo. Pode chegar a cônsul ou diplomata. Para ingressar nessa carreira uma das provas é a de geografia.

Por que o candidato aqui no Brasil deve mostrar seus conhecimentos sobre o Brasil e o mundo?

Trabalho individual

Pesquise sobre essa profissão procurando saber: características e tarefas principais do Diplomata, salário inicial e depois de adquirir bastante experiência, as dificuldades da profissão, as vantagens da profissão, os locais de trabalho, outras informações que julgar interessantes.

Para aprimorar

A GEOGRAFIA – ISSO SERVE, EM PRIMEIRO LUGAR, PARA FAZER A GUERRA.

Yves Lacoste

            Muitos ainda pensam que a geografia não passa de uma disciplina descritiva, que fornece descrições “neutras” ou desinteressadas” sobre o mundo: o clima do sul da Ásia, o relevo da Europa, os fusos horários da Rússia, etc. Contudo, a despeito das aparências, a geografia não é um saber sem utilidade (...) Na verdade, ela é útil para a vida prática e interessa bastante a todos os cidadãos. Pois a geografia serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Isso não significa que ela só sirva para conduzir operações militares. Ela serve também para organizar territórios, para o exercício do poder ( do Estado, por exemplo) sobre um espaço, para que as pessoas aprendam a se organizar no espaço para nele atuar.



a) O que o autor quis dizer com a frase “A Geografia serve em primeiro lugar para fazer a guerra”?Exemplifique.



b) Procure explicar com suas próprias palavras,  a seguinte ideia “A Geografia serve para que as pessoas aprendam a se organizar no espaço para nele atuar”? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário