domingo, 15 de maio de 2016

3ª séries A, B e C - OVS - Capítulo 03 - A Produção Mundial de Energia

































Participação Estudantil - PROTAGONISMO JUVENIL NO MAIO AMARELO - Trânsito Seguro

Direitos humanos - Educação para o trânsito


  • Adesivo distribuído para condutores



  • Abordagens aos condutores pelos alunos passando "educação para o trânsito" (1ª série A, F, 2ª série C, 3ª série C




















Direitos Humanos











"A HISTÓRIA DOS DIREITOS HUMANOS" em vídeo...






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Direitos Humanos - "Cartilha do Ziraldo" em PDF...


http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/repositorio/31/documentos/cartilhas/CartilhaZiraldo.pdf


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"A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS" em...



http://www.dudh.org.br/wp-content/uploads/2014/12/dudh.pdf



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DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Versão simplificada pelo SERPAJ

Artigo Primeiro
Quando os seres humanos nascem, são livres e iguais, e assim devem ser tratados.
Artigo 2
Todo mundo tem direito a possuir ou desfrutar o que aqui se proclama;
·         mesmo que não falem a mesma língua,
·         mesmo que não tenham a mesma cor de pele,
·         mesmo que não pensem com nós,
·         mesmo que não tenham a mesma religião ou as mesmas ideias,
·         mesmo que sejam mais ricos ou mais pobres,
·         mesmo que não sejam do mesmo país.
Artigo 3
Cada um tem o direito de viver livre e em segurança.
Artigo 4
Ninguém tem o direito de tomar outro ser humano como escravo.
Artigo 5
Ninguém será torturado ou maltratado com crueldade.
Artigo 6
Cada um tem direito, desde seu nascimento, a ter um nome, uma nacionalidade e a ser alojado.
Artigo 7
A lei é a mesma para todo mundo, deve ser aplicada da mesma maneira para todos, sem distinção.
Artigo 8
Toda pessoa deve ser protegida pela lei e pela justiça de seu país.
Artigo 9
Não se tem o direito de colocar uma pessoa na prisão ou mandá-la para fora de seu país injustamente e sem razão.
Artigo 10
Se alguém tem que ser julgado, deverá ser julgado em público. Os juízes não podem deixar-se influenciar por ninguém.
Artigo 11
Se alguém é acusado, sempre tem o direito de se defender. Não se pode dizer que alguém é culpado, antes que isso seja provado. Não se tem direito a condená-lo ou apená-lo por algo que não tenha feito.
 
Artigo 12
Não existe direito a entrar na casa de alguém se este não estiver de acordo. Também não se poderá ler suas cartas, espioná-lo ou falar mal dele.
 
Artigo 13
Cada pessoa tem direito a circular livremente em seu país. Tem direito a sair para outro país e a voltar quando quiser.
Artigo 14
Qualquer um que seja perseguido em seu país e não possa nele viver livre e feliz, tem direito a ser acolhido e protegido em outro.
Artigo 15
Cada um tem direito a pertencer a um país e não pode ser impedido de mudá-lo se assim o desejar.
Artigo 16
Desde o momento em que tenha a idade para ter filhos, cada um tem direito a casar-se e a formar uma família. Para isso, nem a cor da pele, nem a nacionalidade tem importância. O homem e a mulher tem os mesmos direitos, estejam casados ou separados. Não se pode forçar ninguém a casar-se. Tudo deve ser feito de maneira que cada família viva normalmente.
Artigo 17
Cada um tem direito a possuir coisas e ninguém tem o direito de tirá-las.
Artigo 18
Cada um tem o direito de escolher livremente uma religião ou de mudá-la, de praticá-la e divulgá-la como desejar, sozinho ou com outras pessoas. Também tem direito a não ter religião alguma.
Artigo 19
Cada um tem direito a pensar o que quiser, a dizê-lo e escrevê-lo, e ninguém poderá impedi-lo. Cada um deve poder intercambiar, por todos os meios, ideias e notícias com pessoas de outros países.
Artigo 20
Todo mundo tem direito a organizar reuniões e participar de reuniões se desejar. A ninguém se pode obrigar a participar de um grupo.
Artigo 21
Cada um tem direito de participar ativamente na direção dos assuntos públicos de seu país:
·         elegendo as pessoas políticas que tenham suas mesmas ideias;
·         votando livremente para indicar sua escolha;
·         cada um deve ter oportunidade de participar do governo. Ninguém pode ser afastado de um trabalho a serviço do Estado por causa de suas ideias ou pela cor de sua pele.
Artigo 22
Toda pessoa tem o direito de ser protegida pela sociedade em todos os seus direitos (econômicos, sociais, culturais).
 
Artigo 23
Cada um tem direito ao trabalho e a escolher livremente sua profissão; a receber o salário que lhe permita viver, a ele e sua família. Se um homem e uma mulher fazem o mesmo trabalho, devem receber salário igual. Todas as pessoas que trabalham têm direito a agrupar-se para explicar e reclamar pelo que não anda bem em seu trabalho e obter aquilo que necessitem.
Artigo 24
A duração da jornada de trabalho não deve ser muito longa porque cada um tem direito a descansar e deve poder tirar férias anuais, que serão pagas.
Artigo 25
Toda pessoa tem direito a possuir, para ela e para sua família, o que seja necessário:
·         para não ficar doente e para se curar se estiver doente;
·         para não ter fome;
·         para não ter frio;
·         para ter alojamento digno. 
Toda pessoa tem direito a ser ajudada se não pode trabalhar;
·         porque está desempregada;
·         porque está doente;
·         porque está muito velha;
·         porque sua mulher ou seu marido morreram;
·         porque sofre graves inconvenientes não desejados ou procurados.
 A mãe que vai ter um bebê, e seu filho, quando nascer, deverão ser ajudados. Todas as crianças tem os mesmos direitos, mesmo que a mãe não esteja casada.
Artigo 26
Todas as crianças do mundo devem poder ir gratuitamente à escola; continuar seus estudos enquanto o desejem e aprender um ofício. Na escola, deverão aprender o que as fará pessoas felizes. A escola também deve ajudar cada um entender-se com seus semelhantes, a conhecer a respeitar sua maneira de viver, sua religião ou o país do qual procedem. Os pais têm direito a escolher o tipo de educação que querem dar a seus filhos.
Artigo 27
A arte, a ciência, a cultura, não são reservados a uns poucos. Todo mundo deve poder desfrutar delas. As descobertas científicas devem servir a todos. Um sábio, um artista, um escritor deverão ser felicitados e pagos por sua contribuição e ninguém tem direito a tomar para si a invenção do outro.
Artigo 28
Toda pessoa tem o direito de exigir que a organização de cada país e do mundo permita o respeito destes direitos e destas liberdades.
Artigo 29
É por isto também que cada pessoa tem deveres para com os demais, entre os quais vive, e que lhe permitem, também, uma convivência em paz.
Artigo 30
Nenhum país, nenhuma sociedade, nenhum ser humano em todo mundo pode permitir-se destruir os direitos e as liberdades que aqui se declaram.
Fonte http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/textos/deconuvs.htm Acessado em 21/05/2016


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Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos                                       Participação Estudantil
Aluno(a):__________________________________     ____ ano     turma ______

Objetivo da atividade: Identificar os tipos de direitos humanos e relatar possíveis violações sofridas em âmbito escolar, familiar e social.
·         Ler o texto e responder as perguntas abaixo.

OS DIREITOS HUMANOS NA VIDA DOS BRASILEIROS
“Todo homem - e toda mulher! – tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei. Independentemente do sexo, da cor, da idade, do credo, do país, do grau de escolaridade ou até de grande cidadania, santos ou criminosos, nenéns ou vovozinhos, sendo gente – apenas gente, todo homem e toda mulher são pessoas. E devem ser reconhecidos como tais na vida de casa da rua, na família e na sociedade, no trabalho e no lazer, na política e na religião. Também nos canaviais e nas carvoarias. Também nas penitenciárias e sob os viadutos. Diante dos olhos dos transeuntes e ante as câmeras de televisão. Em todos os lugares, pois, deste redondo planeta azul que é  Terra (...). Não é um cara; é uma pessoa. Não é uma vagabunda; é uma pessoa. Não é um estrangeiro; é uma pessoa; não é um mendigo (para brincar de fogo com ele! (Uma pessoa, senhora juíza!)”

QUESTÕES:
·         Dê três exemplos de violação de direitos humanos no ambiente escolar, familiar e comunitário. A que tipo de direitos essas violações estão relacionados. Por que os direitos devem ser garantidos? (individual)
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·         Essa atividade pode ser feita em dupla, trio ou quarteto:

Os direitos podem ser divididos em: civis, políticos, sociais, econômicos e culturais. Monte um quadro contendo 30 palavras que se refiram a direitos ou situações do cotidiano. Em seguida, classifique as palavras do quadro conforme a divisão anteriormente proposta.


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Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos                                       Participação Estudantil
Aluno(a):__________________________________     ____ ano     turma ______

O CASO “MARIO”, DE GABRIEL, O PENSADOR

O pequeno Mário, dentro do berçário, era feito carta em envelope sem destinatário.
Um menino sem destino, se nome no cartório, ficou num orfanato até o sexto aniversário.
E foi parar num seminário, onde um padre fez o Mário conhecer o ABCDário.
Aprendeu a ler a bíblia e o dicionário.
E aos doze já sabia escrever um diário.
O diário era o seu melhor amigo, onde o Mário confessava o seu desejo proibido de ser bibliotecário... e conhecer uma mulher... e todos os gêneros literários.

Mário! Você conhece o Mário?
Cansou de ser otário.
Mudou de profissão, virou revolucionário.
Vai Mário, vai Mário, vai Mário!
Você conhece o Mário?
Cansou de ser otário.
O Mário tá na área e não tem páreo para o Mário.
Vai Mário, vai Mário!

O garoto Mário, lá no seminário, era feito um peixe fora d'água, preso num aquário.
Preferiu ir pra cidade, mais um operário.
Quinze anos de idade, menos de um salário.
Menos do que o necessário; vida dura dividida entre a leitura e o trabalho.
Aos 16 já era um líder comunitário, era um jovem lutador e solidário.
Aos 17 era boy num escritório.
Aos 18 fez serviço militar obrigatório.
Mataram um soldado e precisavam de um bode expiatório.
O Mário era rebelde e foi pro interrogatório.
Inocente até que provem o contrário, foi torturado e virou presidiário.
E lá dentro teve tempo de arrumar seus pensamentos de um modo extraordinário.

Mário! Você conhece o Mário?
Cansou de ser otário.
Mudou de profissão, virou revolucionário.
Vai Mário, vai Mário, vai Mário!
Você conhece o Mário?
Cansou de ser otário.
O Mário tá na área e não tem páreo para o Mário.
Vai Mário, vai Mário!

Soltaram o Mário antes do horário - a imprensa descobriu seu julgamento arbitrário.
Divulgou a sua estória e os seus comentários, sua vida e o seu discurso libertário:
- Todo ser humano tem direito a ser alguém e tem direito a ter um bem do bom e do melhor.
Melhor pra todos nós se todo ser humano tem direito à sua vez e tem direito à sua voz.
Padres e mendigos, freiras, prostitutas, todos são iguais, todos têm direito à paz, todos têm direito à luta.
Direito e dever de saber e de ver e fazer acontecer.
Todos têm direito de mudar!
Nem todos que sonharam conseguiram, mas pra todos conseguirem todos têm que ter a chance de tentar.
Não tem pra ninguém!
Mas tem que ter pra todo mundo e pra mim também!

Refrão

Missionário sem religião (sem religião!), conquistou uma legião, uma multidão, na sua missão contra a omissão em todos os cenários:
urbanos, suburbanos e agrários.
Mas o seu discurso igualitário foi ficando cada vez mais duro, mais maduro, incendiário!
Incomodando os poderosos e reacionários, que já queriam ver seu nome no obituário.
Mas o Mário tava em todos os noticiários, nas escolas, nos "campus" universitários, nas favelas, nas bocas, nas bancas, nas ruas, nas fábricas, em todos os lugares! - E o Mário rebate qualquer argumento contrário ao seu ideário.
Debate com qualquer político, autoridade ou autoritário; do executivo, do legislativo ou judiciário; latifundiário ou megaempresário; qualquer mercenário do Fundo Monetário...
Ninguém nesse mundo é páreo pro Mário!
E o Mário, que era só um João Ninguém, leu, escreveu, conheceu e foi reconhecido.
Cansou de ser otário. E pra quem ta cansado também, o Mário é um exemplo a ser seguido.




Responda:

1. Quais os principais aspectos da biografia de Mario?
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2. Quais foram os direitos violados na trajetória da vida de Mário?
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3. Como Mário reagiu às violações?
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4. Como se classificam os tipos de direitos humanos? Quais deles você pensa que seja fundamental na vida dos seres humanos?
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5. Seria importante reivindicar os direitos humanos? Quais deles você pensa que seja fundamental na vida dos seres humanos?
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6. Casos como o de Mário são recorrentes (comuns) na vida dos brasileiros? Por quê?
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7. Quais são as omissões ou negligências do poder público na garantia dos direitos humanos?
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8. Quais seriam as ações sociais e judiciais necessárias para ter os direitos garantidos ou não permitir sua violação?
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9. Quais direitos humanos previstos na Declaração Universal são muito difíceis de ser efetivados no Brasil?
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10. Se você fizesse parte do poder legislativo, quais direitos e garantias criaria para o povo?
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·         Elaborem um texto dissertativo descrevendo as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros (10 linhas)

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