domingo, 19 de junho de 2011

Respostas dos exercícios do Capítulo 3: América Central (Millenium)

Verificando o que aprendemos p. 38
1. a) De forma abreviada
b) Reino Unido
c) Porque antes da colonização não se desenvolveu nenhum grande império na região e o colonizador não conseguiu unificá-la. Algumas tentativas de unificações foram feitas mas não lograram êxito.
3. É uma forma pejorativa de referência aos países da América Central cujos produtos de exportações são frutas.
4. Rendas per capita baixas, altas taxas de nalfabetismo e de mortalidade infantil e baixa expectativa de vida.

Pensando sobre o tema p. 40
São nações pobres cujas atividades geralmente são agroexportadoras. Quanto aos IDH - são baixos.

Verificando o que aprendemos p. 41
1. a) A Venezuela alega que o território de Belize lhe pertence. A Venezuela demorou para reconhecer a soberania de Belize,mas as fronteirasainda estão indefinidas.
b) Sim, pois a Nicarágua tem na sua história, invasões, guerrilhas, guerras.
2. Pois os EUA ajudou ao Panamá se tornar independente da Colõmbia e foi quem o construiu.

3.Sim Pois as tropas militares estabelecidas na zona do canal em uma base militar dos EUA,gastavam tanto na zona de livre comércio que representavam quase 10% do PIB panamenho.

Verificando o que aprendemos p. 48
1. A América Central insular está dividida em Grandes Antilhas, Pequenas Antilhas e Ilhas Barramas. Grande parte das nações são pobres, a economia é frágil e agroexportadora. Algumas nações desenvolvem o turismo. São encontrados "paraísos fiscais".
2. Pobreza e presença da forças de paz da ONU.
3. Quadro : Expectativa de vida é alta. A taxa de analfabetismo é baixa em torno de 2,7%. O número de médicos por grupo de 1000 habitantes é de 5,9. A renda per capita é em torno de 3 500 dólares.

Roeiro de Estudo
1. Algumas são pessoais.
A maior ilha é Cuba
Os oceanos são Atlântico e Pacífico
O país é México
O país é a Colômbia

Respostas do capítulo China, um caso especial - 1ª Série (Millenium)

Para construir p. 24

1. C 2. A

Para construir p. 28

3. B 4. A
5. Com técnicas de economia de mercado, procura atrair capital estrangeiro e não está voltada só para o desenvolvimento da indústria pesada, mas para o dos dois tipos (de base e de consumo) ao mesmo tempo.

sábado, 11 de junho de 2011

Exercícios de fixação do Capítulo 2: Agricultura e pecuária - 7º ano (Millenium)

1. Qual o espaço que a agropecuária ocupa em relação ao território brasileiro?
2. Qual atividade ocupa mais terras: agricultura ou pecuária no Brasil?
3. Por que não é viável ocupar todo o espaço do teritório brasileiro, isto é, deixar de ter terras improdutivas?
4. Qual a principalç consequência de se ter um território grande, sendo todo ele passaível e se plantar e produzir e no entanto ter em torno de 100 milhões de hectares improdutivos?
5. Quem produzir para o consumo interno?
6. A quem é destinado os melhores solos? E qual o destino dos produtos produzidos nesses solos fértéis?
7. A quem é destinado o grande volume de capital proveniente das políticas públicas do setor agropecuário?
8. Existem os grandes,os médios e os pequenos produtores rurais no Brasil. Diga quem produz para o mercado externo e quem produz para o mercado interno.
9. Explique por que a distribuição das terras no Brasil é concentrada.

Exercícios de fixação do Capítulo 2: Agricultura e pecuária - 7º ano (Millenium)

1. Diferencie espaço rural de espaço urbano.
2. Diferencie espaço rural de espaço agrário.
3. Cite as atividades primárias, secundárias e terciárias, respectivamente.
4. O que devemos entender por atividades não rurais no rural?
5. Exemplifique atividades não rurais no rural.
6. Defina agronegócio.
7. Qual o nome que o agronegócio adquire em inglês?
8. Diga por que hoje o campo está subordinado à indústria.

Resolução

1. O espaço rural é o que diz respeito ao campo, enquanto o espaço urbano trata-se do espaço referente à cidade.
2. O espaço rural faz referencia ao espaço não urbano, enquanto o espaço agrário faz referência ao espaço onde ocorrem as atividades primárias.
3. Atividades primárias: agricultura, pecuária e extrativismo.
Atividades secundárias: indústria
Atividades terciárias: comércio e prestação de serviço
4. As atividades não rurais no rural são atividades que não pertencem ao setor primário, mas ocorrem no campo.
5. Ex.: hotéis-fazendas, turismo rural e ecológico, spas, colônias de férias, etc.
6. Agronegócio consiste na integração entre as atividades primárias e o setor industrial.
7. Agribusiness
8. Porque o campo hoje produz o que a indústria determina. O produtor rural produz para seu produto ser matéria-prima da indústria e muitas vezes o industrial financia, fornece equipamentos, insumos fertilizantes e em contrapartida estabelecem o preço do produto e monopoliza a compra.

Exercício de revisão do capítulo 2: ATerra: forma e movimentos do 6ºano (Millenium)

1. Explique o Movimento de Rotação da Terra.
2. Como está o eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita?
3. Qual a duração do movimento de rotação da Terra?
4. Qual a diferença em ter dia sideral e dia astronômico?
5. Explique por que existem os fusos horários.
6. Faça um gráfico colocando os graus de longitude correspondentes aos24 fusos horários. Acima do gráfico coloque os pontos cardeais nos locais correspondentes ao Leste e ao oeste e marque o sinal de + no hemisfério que a hora vai aumentando e o sinal de – no hemisfério no qual as horas vão diminuindo.
7. Explique o que o movimento aparente do Sol.
8. Explique por que cada fuso tem 15°
9. O que significa Sol a pino?
10. O que determina o sistema de horas: a latitude ou a longitude? Justifique.
11. Defina Linha Internacional de Data.
12. Explique por que no mapa de fuso horário as linhas verticais correspondentes aos fusos fazem curvas, isto é não coincidem com os diversos meridianos correspondentes.
13. Explique o que acontece quando uma determinada pessoa chegar ao meridiano de 180° de longitude:
a) vinda do leste:
b) vinda do oeste:
14. Quantos fusos horários tem o Brasil?
15. O que é a hora oficial de Brasília e quantas horas está a menos em relação à hora de Londres?
16. Cite o grau de longitude do fuso horário:
a) Da hora oficial de Brasília:
b) Da hora de Londres:
17. Resolva os exercícios sobre fuso horário:
a) Quando em Londres são 12 horas, qual a hora em:
• São Paulo?
• Detroit (90° W)?
• Cairo (30° E)?
* Não se esqueça de fazer o gráfico (é mais fácil para evitar erros).