domingo, 22 de agosto de 2010

Curiosidades sobre previsão do tempo pelo senso comum - 6º ano

Sapo coachando, Sol chegando.
Osso quebrado doendo, sinal de mau tempo.
Andorinha voando baixo: mau tempo e Andorinha voando alto: bom tempo.
Cigarras cantando indicam bom tempo
Nuvens baixas e escuras são chuvas certas e seguras

domingo, 15 de agosto de 2010

POPULAÇÃO - OLIMPÍADA DA GEOGRAFIA

AS PRINCIPAIS TEORIAS POPULACIONAIS

• Malthusianismo – para Thomas Malthus (século XVIII), problemas sociais como a fome teriam como causa o desequilíbrio entre o crescimento populacional e a produção de recursos. Segundo essa teoria a população cresceria em PG, enquanto a produção de alimentos cresceria em PA. Malthus chegou a defender medidas como a “abstinência sexual” para evitar o crescimento populacional.
• Neomalthusianismo – as idéias de Malthus tiveram grande influência e seus estudos foram retomados em meados do século XX, através do neomalthusianismo, quando se constatou um acelerado crescimento populacional nos países subdesenvolvidos, o que foi considerado principal causa dos problemas sociais. A explosão demográfica (exagerado crescimento da população) seria um entrave para o desenvolvimento social e econômico, sendo responsável pela miséria, desemprego, fome e degradação ambiental. O neomalthusianismo inspirou a criação de métodos radicais de controle da natalidade nos países pobres.
• Crítica – formularam-se muitas críticas às teorias malthusianas e neomalthusianas. Sabe-se hoje que os investimentos em saúde, alimentação e educação fazem com que os índices de crescimento da população diminuam e se estabilizem, gerando melhora na qualidade de vida. Na verdade, as desigualdades sociais geram a pobreza e a ignorância que, por sua vez, estimulam o acelerado crescimento demográfico. Portanto, a principal medida não deveria ser o controle radical da natalidade, mas sim o combate à pobreza.

A ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO

Denominamos estrutura etária à distribuição da população por faixas de idades. São classificados como jovens aqueles entre 0 e 19 anos; os adultos estão entre 20 e 59 anos e os idosos são a pareceria da população acima dos 60 anos de idade.

Em países desenvolvidos, como a França, por exemplo, a taxa de natalidade é baixa e as pessoas vivem mais, isto é, a expectativa de vida é maior. Neles, o percentual de jovens é bastante inferior ao de adultos e os idosos representam um percentual razoável de população, estando quase na mesma proporção que os jovens. Em alguns países desenvolvidos, ocorre o problema do envelhecimento populacional. Geralmente os gastos do governo com aposentadorias tendem a crescer e o valor das contribuições financeiras dos adultos também.

Já nos países subdesenvolvidos mais pobres, como os africanos, devido às maiores taxas de natalidade, a participação dos jovens é maior, enquanto os idosos estão em menor proporção, devido à menor expectativa de vida.

Características da pirâmide dos países desenvolvidos:
• a base estreita indica menor número de jovens, devido à baixa taxa de natalidade ebaixo crescimento populacional;
• predominância de adultos;
• grande percentual de idosos, devido à elevada expectativa de vida;

Características da pirâmide dos países subdesenvolvidos;
• a base larga indica a predominância de jovens, devido à elevada taxa de natalidade e ao elevado crescimento populacional;
• o percentual de adultos é inferior ao de jovens;
• o pequeno percentual de idosos indica baixa expectativa de vida.

A pirâmide etária brasileira deixou de assemelhar-se à dos países subdesenvolvidos mais pobres, caminhando no sentido de assemelhar-se à dos países desenvolvidos, isso porque houve uma queda na taxa de natalidade e a proporção de crianças e adolescentes foi ultrapassada pela de adultos, que já representam mais de 50% dos habitantes do país. Os idosos brasileiros também estão vivendo mais, compondo cerca de 10% da população. A tendência para o século XXI é de uma redução cada vez maior na proporção de jovens, aumentando o percentual de adultos e idosos.

A PEA distribui-se pelos diferentes setores da atividade econômica, sendo que a predominância de um ou outro permite caracterizar o nível de desenvolvimento do país.
• Primário – atividades realizadas em áreas rurais: agricultura, pecuária, silvicultura (reflorestamento com finalidade comercial).
• Secundário – atividades realizadas principalmente em áreas urbanas: indústrias dos mais diversos tipos.
• Terciário – atividades tipicamente urbanas: comércio, prestação de serviços, administração pública e privada, atividades sociais, transportes, comunicações, entre outras atividades.

Nos países subdesenvolvidos mais pobres do mundo, a maior parte da população ainda trabalha no setor primário. Na Tanzânia (leste da África), por exemplo, 48% da economia é dependente da agropecuária. Na China e na Índia, os países mais populosos do mundo, mais de 60% da população é rural, apesar da acelerada industrialização e urbanização verificada em ambos; a maior parte da agropecuária não está modernizada e necessita de grande quantidade de trabalhadores.

O Brasil apresenta baixos níveis salariais e salário mínimo entre os menores da América Latina. A participação dos salários no PIB é de apenas 37%. Cerca de 24% das pessoas ocupadas ganham até um salário mínimo. Apenas 1,6% ganha acima de 20 salários mínimos.

A precarização das condições de trabalho a partir da década de 1990, com o aumento do trabalho informal (a maior parte dos trabalhadores não possui carteira de trabalho assinada) e flexibilização da legislação trabalhista (perda de direitos dos trabalhadores e disseminação das contrações temporárias).

Observa-se o crescimento do subemprego nas áreas urbanas, a exemplo do grande número de camelôs, flanelinhas e perueiros.

Outro problema grave é a ocorrência de trabalho semiescravo na zona rural. Geralmente ocorre a escravidão por dívidas e as regiões de maior incidência são o Centro-Oeste e a Amazônia, especialmente o sul do Pará.

ACIDENTES GEOGRÁFICOS - OLIMPÍADA DA GEOGRAFIA


• Barra: saída para o mar aberto.
• Baía ou Golfo: Reentrância da costa. Possuem a mesma configuração. O que muda é a escala ou a dimensão, sendo o golfo maior.
• Ponta ou Cabo: Parte saliente da costa, de regular altitude, que avança em direção ao mar.
• Península: Ponta de terra emersa, cercada de água e ligada ao continente por um istmo.
• Enseada: Praia com aspecto côncavo e forma de arco.
• Praia: Presente em planícies costeira, geralmente coberta de areia. É a zona de contato entre a terra e a água dos mares, rios ou lagos, formada por acúmulo de areia, inclusive seixos.
• Falésias: são paredões íngremes. As costas altas terminadas abruptamente no mar.
• Restingas: faixa de terra estreita, como uma língua ou uma flecha, que avança para o mar.

TRABALHO ESCRAVO. É HORA DE ABOLIR! - OLIMPÍADA DA GEOGRAFIA

É um grande absurdo ainda convivermos com o trabalho escravo, que é desumano e fere a Constituição, porque é um trabalho degradante e que cerceia a liberdade. Vale salientar que a antiga escravidão tinha como peculiaridade a relevância das diferenças étnicas. Atualmente o indivíduo, a despeito de cor ou raça, pode se tornar escravo, levando-se em conta somente o seu nível econômico.
A escravidão não se configuraria sem a relação de submissão empregado/empregador. Sendo o escravismo a prática social em que um ser humano tem direitos de propriedade sobre o outro – condição imposta por meio da força -, não era crime nenhum na época do colonialismo, a prática de violência, coerção física, punições exemplares e assassinatos com algo que era tido como uma mercadoria, um bem. A cultura do europeu, seu modelo de civilização, seu ideário também foram importantes para que o escravo fosse considerado inferior, o que durante muito tempo justificou a escravidão de africanos e indígenas. Ainda hoje a relação de dependência e submissão existe para que a vontade do poder em vigor seja assegurada, e as formas de preservar a ordem no trabalho escravo ainda são as mesmas praticadas há séculos.
Hoje persistem situações que mantêm o trabalhador sem possibilidades de se desligar de seus patrões. Há fazendeiros que, para realizarem derrubadas de matas nativas para formação de pastos, produzir carvão para a indústria siderúrgica, preparar o solo para plantio de sementes, entre outras atividades agropecuárias e extrativas, contratam mão-de-obra utilizando os famigerados gatos. O Tocantins e a região Nordeste, tendo à frente os estados do Maranhão e do Piauí, são fornecedores de trabalhadores, enquanto o destino principal é a região de expansão agrícola, onde a floresta amazônica tomba diariamente para dar lugar a pastos e plantações. Os estados do Pará e Mato Grosso são os campeões em resgates de trabalhadores, entretanto há trabalho escravo em todas as regiões do Brasil, até mesmo em São Paulo.
As fazendas estão distantes de comércios e acabam contraindo dívidas nos barracões do fazendeiro. Se o trabalhador pensar em ir embora, será impedido sob a alegação de que está endividado e de que não poderá sair enquanto não pagar o que deve. Se reclamarem podem ser surrados ou até perder a vida.Este é o escravo contempirâneo.

O Índígena - Olimpíada de Geografia

A classificação como indígenas foi imposta pelos colonizadores, que se consideravam superiores, no processo de conquista da terra e daí o extermínio dessas populações. Embora falem línguas diferentes e cultivem hábitos diversos, hoje não lhes resta alternativa senão se identificarem como indígenas, firmar características comuns e as diferenças que os separam dos “civilizados.” Esse reconhecimento mútuo é a única forma de se unirem e agirem como uma “minoria étnica” no conjunto do país, reivindicando certos direitos.
O número atual de indígenas no Brasil situa-se por volta de 320 mil. À maior parte está concentrada na Amazônia, embora existam no Nordeste e no Centro-Sul. Comparando-se o número de indígenas no território brasileiro à época do “descobrimento” e hoje, observa-se uma enorme diminuição populacional, um verdadeiro extermínio. A ocupação da terra foi feita à custa das sociedades indígenas que nelas habitavam que foram sendo expulsas ou dizimadas no decorrer dos últimos séculos.
Os principais fatores de extinção dos grupos indígenas são a morte em conflito com os “civilizados” e, sobretudo, os óbitos provocados por doenças até então desconhecidas por eles.

O significado de etnocídio

As nações indígenas vêm sendo exterminadas desde a colonização do continente americano pelos europeus; inúmeras sociedades pré-colombianas já desapareceram completamente.
América do Norte esse processo de ocupação da terra pela chamada civilização ocidental, e o conseqüente extermínio dos ameríndios, já chegou ao fim: praticamente não existem mais áreas “virgens” ou ainda não ocupadas, e a população indígena que ainda resta está integrada ou confinada nas reservas.
Na América do Sul, por sua vez, ainda existem áreas a ser exploradas na Amazônia, restando alguns grupos indígenas que não foram integrados ou exterminados.
Há alguns anos, criou-se até um termo novo – etnocídio – para designar esse processo de extermínio que ocorre com os indígenas na América do Sul. Na verdade refere-se não apenas à destruição cultural mas também à destruição física.
O grande problema do índio no Brasil é a terra. Os índios foram perdendo suas terras ao longo do tempo. Em 1973 o governo brasileiro criou o Estatuto do Índio e se comprometeu a demarcar todas as terras indígenas do país num prazo de cinco anos. Os anos se passaram e pouco foi feito.
Os indígenas enfrentam vários invasores de suas terras: as madeireiras, os fazendeiros, os camponeses e garimpeiros. Os índios reagem e tentam expulsar os invasores, o que dá origem a matanças de ambos os lados.
Há uma contradição no Estatuto do índio, pois objetiva duas coisas opostas: uma, integrar o índio na sociedade brasileira, o que significa transformá-lo em “cidadão” e fazê-lo aprender o português e o trabalho para a economia nacional; outra, preservar seus costumes, sua cultura, sua identidade étnica. Fazer uma das duas implica negar a outra.

domingo, 1 de agosto de 2010

COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES - 9º Ano

A Comunidade dos Estados Independentes (CEI) é uma organização governamental fundada no dia 8 de dezembro de 1991, composta pelas antigas repúblicas soviéticas e, de certa forma, sucessora parcial da antiga União Soviética. Inicialmente esta comunidade estava composta por três membros: Bielorússia, Ucrânia e Rússia. Duas semanas depois de sua criação, outras oito ex-repúblicas soviéticas (Armênia, Azerbaijão, Kasaquistão, Moldávia, Usbequistão, Kirgistão, Tajikistão e Turcomenistão) também foram admitidas como membros fundadores, sujeitas à aprovação dos seus respectivos parlamentos. Estônia, Lituânia e Letônia, anteriormente tinham se tornado independentes e declinaram do convite de integra a CEI. A Geórgia rechaçou a proposta até 1993.

Os membros da CEI atuam como estados independentes. À unidade central, formada de modo semelhante à Comunidade Econômica Européia (atual União Européia), foi conferida uma autoridade limitada, que inclui o estabelecimento de uma esfera econômica comum e a coordenação na política exterior e imigração, a proteção do meio ambiente e a luta contra os delitos. A União Soviética dissolveu-se formalmente e os estados assumiram a propriedade de suas instalações. Os líderes deixaram o controle das armas nucleares de longo alcance sob a tutela do presidente russo Boris Yeltsin e do comandante e chefe das forças armadas da CEI, o marechal Evgeni Shaposhnikov. O presidente ucraniano, Leonid M. Kravchuk, insistiu em conservar o direito de cancelar o lançamento das armas desde o território ucraniano. Os líderes das repúblicas concordaram em aceitar os acordos internacionais da União Soviética, incluindo a política de desarmamento nuclear. A Rússia ficou com uma cadeira no Conselho de Segurança das Nações Unidas que tinha pertencido à União Soviética. Os EUA reconheceram a independência das repúblicas e todas elas se tornaram membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

Desde sua fundação, a CEI tem se caracterizado pelas disputas entre os estados membros e o não cumprimento dos acordos escritos. Segundo os primeiros acordos, as repúblicas tinham o direito de possuir suas próprias forças armadas ou unidades de guarda nacional. As repúblicas adotavam o rublo russo como unidade monetária comum e concordavam em relação aos direitos humanos, na necessidade de preservar as culturas das diferentes etnias minoritárias e a cooperação e coordenação de reformas que ajudassem a estabelecer economias de livre mercado. No entanto, as diferenças étnicas e regionais, contidas durante décadas pela autoridade central, ressurgiram na forma de guerras civis na Geórgia, Moldávia, Tajikistão e na região do norte do Cáucaso da Rússia e como conflito entre a Armênia e o Azerbaijão.
Thais Pacievitch

Conflitos no Cáucaso:
Ossétia do Norte, Chechênia;
Armênia e Azerbaijão se encontram envolvidos num conflito pelo enclave do Alto Karabaj, território incorporado a Azerbaijão durante o período soviético, mas povoada majoritariamente pelos armênios.

AMÉRICA LATINA - 8º Ano

A expressão “América Latina” é usada comumente para se referir a todos os países do continente americano com exceção de EUA e Canadá. Porém, não há nenhuma “lista” oficial de países “latino-americanos” e as diversas fontes de informação divergem um pouco quanto aos países que realmente fariam parte da América Latina.
Segundo o senso comum, ou o significado mais empregado, os países que compõem a “América Latina” seriam os que fazem parte da América do Sul, América CentralMéxico.
Essa definição é parecida com a que é utilizada pela ONU, porém, da classificação geralmente utilizada por ela, são excluídos o Caribe e o México, embora eles possam aparecer em outras definições.
Por outro lado, algumas fontes definem a “América Latina” como o nome que se dá aos países dos continentes americanos que foram colonizados predominantemente por países latinos (denominação dada aos países europeus que surgiram após a queda do Império Romano do Ocidente e que têm como língua majoritária, línguas latinas. Por exemplo: Espanha, França, Portugal, Romênia, etc.) e onde a língua oficial é derivada do latim (neolatina), como o espanhol, o português e o francês.
Segundo esta definição, não fariam parte da América Latina, além dos EUA e Canadá (embora no Canadá as línguas oficiais sejam o inglês e o francês e este último seja o mais falado), o Suriname e a Guiana, ambos colonizados por Inglaterra e Holanda (países de origem germânica) e que tem como língua oficial o holandês e o inglês, respectivamente. Mas esta definição engloba também, alguns países do Caribe como Cuba, Haiti e República Dominicana, que tem o espanhol ou o francês como língua oficial.
A expressão teria sido usada pela primeira vez por Napoleão III no século XIX, na mesma época em que teria surgido a expressão de “Europa latina” para designar os países europeus de língua neolatina. Outras fontes apontam para Michel Chevalier que teria usado o termo em 1836.

Exercício
1. Pinte o mapa usando as cores sugeridas na legenda.
2. Coloque as capitais dos países.

Música - 7º ano

AMANHECEU, de Renato Teixeira

Amanheceu, peguei a viola
Botei na sacola e fui viajar
Sou cantador
E tudo nesse mundo
Vale pra que eu cante
e possa praticar
A minha arte
Sapateia as cordas
E esse povo gosta
de me ouvir cantar
Amanheceu...
Ao meio-dia eu tava
em Mato Grosso
Do sul ou do norte, Não sei explicar
Só sei dizer
Que foi de tardezinha
Eu tava cantando
Em Belém do Pará
Amanheceu...
Em Porto Alegre um tal de coronel
Pediu que eu musicasse um
Verso que ele fez
Para uma China, que pela poesia
Nem lá em Pequim se vê tanta altivez
Amanheceu...
Parei em Minas pra trocar as cordas
E segui direto para o Ceará
E no caminho fui pensando, é lindo
Essa grande aventura de poder cantar
Amanheceu...
Chegou a noite e me pegou cantando
Num bailão, lá no norte do Paraná
Daí pra frente ninguém mais se espanta
E o resto da noitada eu não posso contar
Anoiteceu e eu voltei pra casa
Que o dia foi longo e o sol
Quer descansar
Amanheceu...

Atividade
a)Leia a letra da música.
b) Registre no caderno os estados e as capitais citados.
c) No mapa político, localizem duas capitais mencionadas na música e calculem a distância, em linha reta, entre as cidades.
d) Na sua opinião que meio de transporte foi utilizado pelo violeiro? Justifique a resposta.

MAPA Político do Brasil

ATMOSFERA - 6º Ano

Atmosfera é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. No caso da atmosfera terrestre ela é composta por inúmeros gases que ficam retidos por causa da força da gravidade e do campo magnético que envolve a Terra.
No início da formação do planeta Terra a atmosfera era composta basicamente por gases (Metano, amônia, nitrito, vapor de água e dióxido de carbono) resultantes das constantes erupções e colisões na superfície inóspita da terra primitiva, além dos que eram expelidos por rachaduras na crosta terrestre.
Então, em uma segunda fase, surgem os primeiros organismos vivos que realizam fotossíntese (processo bioquímico que transforma dióxido de carbono em oxigênio com o auxílio da luz solar, realizado pelos vegetais e algumas algas), absorvendo o gás carbônico da atmosfera e transformando-o em oxigênio. Com isso acontece uma das maiores transformações causadas no planeta por algum organismo vivo: a atmosfera torna-se saturada de oxigênio. Ironicamente, os primeiros organismos a realizar a fotossíntese eram anaeróbios (organismo que vivem sem oxigênio e morrem na presença dele), e são extintos. Alguns organismos, entretanto, continuam evoluindo e se adaptam a nova atmosfera cheia de oxigênio.
Atualmente, o nitrogênio e o oxigênio juntos, somam cerca de 99% dos gases que compõem a atmosfera terrestre. O oxigênio é consumido pelo seres vivos através do processo de respiração e transformado em dióxido de carbono e vapor de água que serão depois reabsorvidos pelos organismos. O dióxido de carbono será consumido no processo de fotossíntese, e o vapor de água, responsável, por redistribuir a energia na terra através da troca de energia de calor latente, produzir o efeito estufa e causar as chuvas, será novamente consumido pelos organismos vivos na sua forma líquida.
Outros gases que compõem a atmosfera terrestre são: dióxido de carbono, argônio, metano, óxido nitroso, monóxido de carbono, dióxido de enxofre, óxido e dióxido de nitrogênio, os clorofluorcarbonos, ozônio, e outros que integram o 1% restante da atmosfera.
Para fins de estudos a atmosfera terrestre é dividida em algumas camadas de acordo com a variação das transições de temperatura:
A troposfera, que geralmente se estende a 12 km (entre 20 km no equador e 8 km nos pólos). É nesta camada que acontecem praticamente todos os fenômenos que influenciam o tempo.
A estratosfera, estende-se até aproximadamente 50 km com temperaturas parecidas com as da troposfera até o limite de 20km. Esta camada é mais quente por causa do ozônio que se acumula e que absorve os raios ultravioletas.
Na mesosfera, a temperatura novamente diminui. Esta camada vai até cerca de 80 km. A esta altura, a temperatura chega a -90ºC!
E a termosfera, que não possui um limite inferior muito bem definido. Aqui as moléculas se agitam com uma velocidade enorme, o que significaria uma temperatura altíssima. Entretanto, a concentração dessas moléculas é muito baixa o que diminui drasticamente a quantidade de energia que essas moléculas poderiam transmitir para qualquer corpo que se encontrasse ali, anulando, de certa forma, a temperatura. A termosfera, por sua vez, compreende uma camada situada entre 80 a 900 km, chamada de ionosfera.
A ionosfera, como o próprio nome já diz, é composta por uma infinidade de íons criados a partir da radiação solar que incide nas moléculas de oxigênio e nitrogênio, liberando elétrons. A ionosfera é composta por três camadas (da mais próxima a mais distante) D, E e F que possuem concentrações diferentes de íons. Durante a noite as camadas D e E praticamente desaparecem, porque não há incidência de raios solares e, conseqüentemente, não há formação de íons. Ou seja, durante a noite, os íons se recombinam formando novamente as moléculas de oxigênio e nitrogênio. Mas, à noite ainda há incidência de raios solares, mesmo que de menor intensidade, o que explica porque a camada F não se extingue também.