domingo, 1 de agosto de 2010

Música - 7º ano

AMANHECEU, de Renato Teixeira

Amanheceu, peguei a viola
Botei na sacola e fui viajar
Sou cantador
E tudo nesse mundo
Vale pra que eu cante
e possa praticar
A minha arte
Sapateia as cordas
E esse povo gosta
de me ouvir cantar
Amanheceu...
Ao meio-dia eu tava
em Mato Grosso
Do sul ou do norte, Não sei explicar
Só sei dizer
Que foi de tardezinha
Eu tava cantando
Em Belém do Pará
Amanheceu...
Em Porto Alegre um tal de coronel
Pediu que eu musicasse um
Verso que ele fez
Para uma China, que pela poesia
Nem lá em Pequim se vê tanta altivez
Amanheceu...
Parei em Minas pra trocar as cordas
E segui direto para o Ceará
E no caminho fui pensando, é lindo
Essa grande aventura de poder cantar
Amanheceu...
Chegou a noite e me pegou cantando
Num bailão, lá no norte do Paraná
Daí pra frente ninguém mais se espanta
E o resto da noitada eu não posso contar
Anoiteceu e eu voltei pra casa
Que o dia foi longo e o sol
Quer descansar
Amanheceu...

Atividade
a)Leia a letra da música.
b) Registre no caderno os estados e as capitais citados.
c) No mapa político, localizem duas capitais mencionadas na música e calculem a distância, em linha reta, entre as cidades.
d) Na sua opinião que meio de transporte foi utilizado pelo violeiro? Justifique a resposta.

MAPA Político do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário